home » HFC - Hybrid Fiber Coax

 

HFC é um nome genérico que descreve um número infinito de conceitos de projetos envolvendo cabos óptico e coaxial. HFC é a abreviação de Hybrid Fiber Coax, e pode ser traduzido como Rede Híbrida Fibra-Coaxial.

 

As redes por cabo apareceram com o objetivo de efetuarem a distribuição de sinal analógico de televisão aos seus assinantes, estruturalmente unidirecional, sejam através de canais abertos já disponíveis para recepção local, ou provenientes de satélites, ou, ainda, através de canais fechados, denominados codificados, de diversas fontes e nacionalidades.

 

O desenvolvimento das fibras ópticas monomodo, com baixo nível de atenuação, possibilitou novas arquiteturas de projetos das redes de CATV (Cable Television). As redes utilizavam a arquitetura Tree-and-Branch (árvore e ramificação) e passaram a utilizar a topologia híbrida fibra-coaxial HFC.

 

Essa nova arquitetura permite a transmissão dos sinais com melhor qualidade. Assim sendo, com os desenvolvimentos tecnológicos dos equipamentos e dispositivos, a rede tornou-se capaz de transmitir sinais analógicos e digitais em ambos os sentidos da rede.

 

O sentido do assinante para a central de distribuição, também denominado caminho reverso e/ou retorno, possibilita o transporte de sinais sobre a mesma plataforma de cabos já existente. Sendo assim, outros serviços podem integrar-se à rede já instalada, como por exemplo, telefonia, transmissão de dados, televisão interativa, etc. Os serviços de televisão a cabo e multimídia proporcionam às operadoras de televisão por assinatura a possibilidade de fornecer a seus clientes serviços como: Vídeo-sob-Demanda, Programação de eventos e jogos pagos, Serviços Bancários em Casa, Compras em Casa, acesso em alta velocidade à Internet e Telefonia.

 

A arquitetura HFC aumentou consideravelmente a qualidade e disponibilidade do sinal fornecido.

 

 

.............................................

 

 

A Microcon se especializou na construção de redes HFC, tendo atuado em parceria com a Ericsson no oeste de São Paulo, construindo redes nas cidades de Carapicuíba, Barueri, Osasco, Santana do Parnaíba e Embu das Artes.

 

Em parceria com a Arcitech prestou serviços de Splicing e Ativação em Natal no RN.

 

Atualmente atua como parceira da Arcitech prestando serviços de construção de redes diretamente para a Embratel em cidades do Vale do Paraíba, como Guaratinguetá, Lorena, Cruzeiro e Cachoeira Paulista e em outubro/2011 inicia a construção de redes em Cosmopolis e Arthur Nogueira, cidades próximas a Campinas.

 

Com mão de obra especializada, frota própria, equipamentos e ferramentas de última geração, a Microcon atende aos projetos com padrões de qualidade, prazos e custos, seguindo as normas técnicas.